Neurociência cognitiva e Educação: análise sobre a prevalência de neuromitos entre os docentes de Matemática e das demais áreas do conhecimento atuantes na SRE de Carangola-MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436426

Palabras clave:

Educação Matemática, Cognição, Neuroaprendizagem.

Resumen

A Neurociência Cognitiva busca, através de diversas metodologias investigativas, analisar como se dão as atividades mentais relacionadas à cognição em áreas cerebrais importantes para a Educação. Tendo em vista que as atividades desenvolvidas no Sistema Nervoso Central influenciam no processo de aprendizagem, e que os Neuromitos são o principal entrave para que se estabeleça um diálogo entre Neurociência e Educação, o presente trabalho apresentou resultados acerca da prevalência de Neuromitos entre professores atuantes em escolas pertencentes à 5ª Superintendência Regional de Ensino de Carangola - MG. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores com asserções relativas a aspectos básicos do funcionamento do Sistema Nervoso, mescladas com alguns dos Neuromitos mais frequentes na Educação. A partir disso, pôde ser feita uma comparação entre os resultados obtidos pelos professores de Matemática e das demais áreas e, verificou-se que de modo geral, estes apresentam pouco conhecimento sobre o tema, embora demonstrem interesse. 

Biografía del autor/a

Adrielle Lourenço de Sá, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós graduanda em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes. 

 

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Herman Fialho Fumiã, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008), mestrado em Física Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e doutorado (2015) pela mesma instituição. Atualmente é professor contratado no curso de Matemática da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de Carangola. 

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Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Sá, A. L. de, Narciso, A. L. do C., & Fumiã, H. F. (2020). Neurociência cognitiva e Educação: análise sobre a prevalência de neuromitos entre os docentes de Matemática e das demais áreas do conhecimento atuantes na SRE de Carangola-MG. Educación, 45(1), e58/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644436426