<b>O ensino da metodologia com filmes policiais</b>

Autores/as

  • Marcílio Rocha Ramos

Palabras clave:

Methodology, Survey, Mirroring, Films police.

Resumen

O desafio de se construir novas metodologias de ensino através de novos espaços de aprendizagem com as tecnologias da informação e da comunicação se impõe também para as disciplinas voltadas para a introdução à pesquisa. Este artigo visa debater novas formas de docência das disciplinas de metodologia nas graduações, relatando uma experiência numa faculdade particular de Pedagogia com a utilização de filmes policiais como referência e sensibilização para as práticas da pesquisa. A discussão se justifica diante das práticas focadas apenas em referências teóricas impressas e fundamentadas numa concepção tecnicista e disciplinar, que acabam gerando uma ojeriza à metodologia e por extensão à pesquisa. As atividades foram realizadas como pesquisa-ação e possibilitaram avaliar a fertilidade proporcionada pela experiência do cinema como objeto de espelhamento para definição de métodos, tratamento de fontes e aproximação com as teorias da metodologia da pesquisa.

Palavras-chave: Metodologia. Pesquisa. Espelhamento. Filmes policiais.

Cómo citar

Ramos, M. R. (2008). <b>O ensino da metodologia com filmes policiais</b>. Educación, 33(2), 261–280. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua