<b> O Ensino Fundamental de nove anos e os processos de avaliação: estratégias de regulação da população infantil </b>

Autores/as

  • Maria Renata Alonso Mota Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442713

Palabras clave:

Nine-year Elementary Education, childhood, government, governmentality.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464442713

 

Este artigo é parte da Tese de Doutorado que teve como objetivo discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam outro lugar escolar para as crianças de seis anos. O estudo busca compreender o que pode ser dito e pensado sobre os espaços e lugares que estão sendo destinados às crianças menores de sete anos e como isso vem produzindo o governamento da infância, a partir da noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault. Como material de pesquisa, foram utilizados alguns documentos que tratam da política de Ensino Fundamental de nove anos elaborados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, bem como matérias jornalísticas que foram publicadas sobre o assunto no período mais intenso da implementação do Ensino Fundamental de nove anos (2005 – 2008). Neste artigo, as análises estão centradas nos processos de avaliação implicados nesta política educacional como uma das estratégias eficazes de regulação da população. Os resultados apontam para o fato de que as políticas educacionais contemporâneas, como é o caso do Ensino Fundamental de nove anos, ainda que enfoquem o direito à educação e a universalização da educação escolar para as crianças de seis anos e que pretendam incidir no sucesso escolar por meio das estratégias que utilizam, propõem novos modelos institucionais, novos modelos de aprendizagem, novos modelos de infância e criança.

Biografía del autor/a

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Mota, M. R. A. (2012). <b> O Ensino Fundamental de nove anos e os processos de avaliação: estratégias de regulação da população infantil </b>. Educación, 37(2), 337–350. https://doi.org/10.5902/198464442713

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua