Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola

Autores/as

  • Luciana Borre Nunes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644419555

Palabras clave:

Cultura visual, Escola, Masculinidades, Etnografia

Resumen

Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.

Biografía del autor/a

Luciana Borre Nunes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Professora Adjunta Departamento Teoria da Arte e Expressão Artística

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Nunes, L. B. (2016). Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola. Educación, 41(2), 483–494. https://doi.org/10.5902/1984644419555

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua