Da objetividade à intersubjetividade: contribuições da teoria do Agir Comunicativo para o paradigma Interpretativo

Autores/as

  • Hernani Luiz Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644419362

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Intersubjetividade, Teoria do agir comunicativo

Resumen

O presente artigo traz algumas discussões sobre a relação objetividade/subjetividade na construção do conhecimento, tendo em vista o Paradigma Interpretativo, muito utilizado nas pesquisas qualitativas em educação e educação científica. Para tanto, discorremos sobre alguns paradigmas epistemológicos presentes na ciência e filosofia, como o paradigma positivista e o fenomenológico. A evolução histórica dos debates sobre a influência da subjetividade na construção do conhecimento nos levou a prestar especial atenção à Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, tendo em vista a centralidade da intersubjetividade presente nesta teoria. Concluímos o texto explicitando como desse debate se fez emergir uma teoria da racionalidade humana.

Biografía del autor/a

Hernani Luiz Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso

Professor mestre da Universidade Federal de Mato Grosso, área Ensino de Física, doutorando na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC)

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso

Professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso, área Educação Matemática, docente da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC)

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Azevedo, H. L., & Wielewski, G. D. (2016). Da objetividade à intersubjetividade: contribuições da teoria do Agir Comunicativo para o paradigma Interpretativo. Educación, 41(2), 471–482. https://doi.org/10.5902/1984644419362

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua