<b>Escola rural: de objecto social a objecto de estudo</b>

Autores/as

  • Rui Canário Universidade do Porto, Porto

Palabras clave:

Rural School, Educational Innovation, School and Community.

Resumen

Tendo como referência empírica um projecto de intervenção educativa no mundo rural, “Projecto das escolas rurais”, desenvolvido em Portugal desde 1994 pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE), propõe-se neste artigo uma reflexão teórica sobre o modo de transformar um objecto social (a pequena escola rural) num objecto de estudo. A pertinência deste tema fundamenta-se na hipótese de que as características da escola rural (pequena escala, proximidade, heterogeneidade da classe única) podem ser transformadas em recursos para a produção de novas práticas pedagógicas, fazendo da escola rural uma espécie de “laboratório” de uma “outra” escola. Deste ponto de vista, a escola rural é apresentada, não como algo de obsoleto, mas como uma realidade portadora de futuro. A questão da escola rural e do seu futuro é equacionada num contexto bem mais vasto que diz respeito a uma questão civilizacional: que futuro para o mundo rural?

Palavras-chave: Escola Rural. Inovação Educativa. Escola e Comunidade.

Cómo citar

Canário, R. (2008). <b>Escola rural: de objecto social a objecto de estudo</b>. Educación, 33(1), 33–44. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17

Número

Sección

Dossiê: Educação no Campo