<b>Aventura e percepção: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem</b>

Autores/as

  • Ana Cristina Zimmermann UFSC

Palabras clave:

Adventure, Perception, Knowledge.

Resumen

Este estudo objetivou encaminhar reflexões para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Física utilizando o referencial teórico da Fenomenologia da Percepção. O texto foi elaborado a partir de alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo era conhecer a analisar os elementos teóricopráticos envolvidos em atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). O universo de pesquisa constituiu-se de praticantes de atividades físicas de aventura na natureza na Ilha de Santa Catarina. As reflexões foram elaboradas a partir de relatos de praticantes destas atividades, obtidos mediante entrevista. Apresenta-se uma relação entre a experiência do conhecimento, corpo e movimento, enfatizando aspectos sobre a liberdade, associados à idéia de técnica e arte. Os resultados das análises sustentam as seguintes propostas: recuperar o espaço da experiência como primordial na constituição do conhecimento e reconhecer o potencial criador como elemento fundamental na aprendizagem. A conclusão destaca o potencial da Educação Física escolar em construir experiências que revelem o poder expressivo do corpo próprio.

Palavras-chave: Aventura. Percepção. Conhecimento.

Cómo citar

Zimmermann, A. C. (2010). <b>Aventura e percepção: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem</b>. Educación, 31(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1579

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua