<b>Aventura e percepção: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem</b>
Palabras clave:
Adventure, Perception, Knowledge.Resumen
Este estudo objetivou encaminhar reflexões para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Física utilizando o referencial teórico da Fenomenologia da Percepção. O texto foi elaborado a partir de alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo era conhecer a analisar os elementos teóricopráticos envolvidos em atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). O universo de pesquisa constituiu-se de praticantes de atividades físicas de aventura na natureza na Ilha de Santa Catarina. As reflexões foram elaboradas a partir de relatos de praticantes destas atividades, obtidos mediante entrevista. Apresenta-se uma relação entre a experiência do conhecimento, corpo e movimento, enfatizando aspectos sobre a liberdade, associados à idéia de técnica e arte. Os resultados das análises sustentam as seguintes propostas: recuperar o espaço da experiência como primordial na constituição do conhecimento e reconhecer o potencial criador como elemento fundamental na aprendizagem. A conclusão destaca o potencial da Educação Física escolar em construir experiências que revelem o poder expressivo do corpo próprio.Palavras-chave: Aventura. Percepção. Conhecimento.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________