<b>Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente</b.

Autores

  • Leandra Boer Possa Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445926

Palavras-chave:

Teacher subjectivity, Neoliberalism, Inclusion.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445926

 

Este texto tem como objetivo colocar em movimento analítico a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como os programas que acolhem a formação de professores para a diversidade/inclusão, disponíveis no site do Ministério da Educação, no que diz respeito a possíveis efeitos desses discursos. Não temos a pretensão de fazer uma análise exaustiva desses documentos, mas sim, problematizar um desses efeitos, que temos identificado como silenciamento docente, que esta política neoliberal vem produzindo nos últimos anos, no discurso dos professores que atuam nos sistemas de educação municipal e estadual da região de Santa Maria. Utilizamos nesse empreendimento a ferramenta conceitual-metodológica da governamentalidade, proposta por Michel Foucault, para pensarmos que os discursos sobre a inclusão capturam e, por isso, subjetivam os professores nessa nova ordem. Não há, portanto, espaço para contestação. Como efeito, temos o silêncio de um tipo de palavra e a captura dos professores em redes discursivas que operam na produção e no consumo do princípio da inclusão e no empreendimento de si, marcas desse nosso tempo.

Biografia do Autor

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e em Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001).Professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação de professores, educação infantil, aprendizagem e pedagogia social.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Professora do Departamento de Educação Especial em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Pos- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação da mesma universidade.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

Possa, L. B., & Naujorks, M. I. (2013). <b>Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente</b. Educação, 38(2), 319–328. https://doi.org/10.5902/198464445926

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua