<b>Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche</b>

Autores

  • Sandra Regina Simonis Richter Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464441605

Palavras-chave:

Curriculum, Multiple languages, Babies education.

Resumo

O cotidiano das escolas de Educação Infantil evidencia que as propostas curriculares, na especificidade da creche, se concretizam através de três modalidades. Essas modalidades apontam para pedagogias adultocêntricas e “esco-larizadas” nas quais os bebês e as crianças pequenas não são reconhecidos como seres linguageiros, ativos e interativos em suas primeiras aprendizagens de convivência no e com o mundo. O poder delas de aprender a apropriar-se de significados através da inserção gradual em um conjunto de relações e processos constituem um sistema de sentido. A função docente, como co-produtora de currículo, efetiva-se na construção de um espaço educacional que favoreça, através da interlocução com as crianças e as famílias, experiências nas diferentes linguagens e nas práticas sociais e culturais de cada comunidade. Os bebês, em seu humano poder de interagir, interrogam esses modelos curriculares ao afirmarem, nas suas ações cotidianas, a interseção do lúdico com o cognitivo nas diferentes linguagens: a conciliação entre imaginação e raciocínio, entre corpo e pensamento, movimento e mundo, em seus processos corporais de aprender a operar linguagens e narrativas.

Palavras-chave: Currículo. Múltiplas linguagens. Educação de bebês.

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Como Citar

Richter, S. R. S., & Barbosa, M. C. S. (2010). <b>Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche</b>. Educação, 1(1), 85–96. https://doi.org/10.5902/198464441605

Edição

Seção

Dossiê: Infância e Educação Infantil