Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado

Autores

  • Maria Suzana De Stefano Menin UNESP - Câmpus de Presidente Prudente
  • Adriano Moro Fundação Carlos Chagas
  • Patricia Unger Raphael Bataglia Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449000

Palavras-chave:

Justice, Moral Value, Rating Scale.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a adesão ao valor justiça em crianças. Comparou-se as respostas dadas por crianças entre 9 e 12 anos a dois tipos de questionários: o primeiro com alternativas construídas em níveis crescentes de descentração de perspectiva social, e o segundo com as mesmas questões apresentadas de forma aberta. As questões foram apresentadas em formato de histórias que envolviam justiça distributiva, retributiva e processual. O questionário com alternativas foi aplicado em 111 crianças e o fechado em outras 28. Em ambos os tipos de questionários as crianças apresentaram as mesmas tendências na adesão ao valor, no entanto, as respostas espontâneas mostraram-se mais punitivas e com uso mais forte de sanções expiatórias que as fechadas no caso das histórias a respeito de justiça retributiva e processual.

Biografia do Autor

Maria Suzana De Stefano Menin, UNESP - Câmpus de Presidente Prudente

Professora Titular em Psicologia da Educação pela UNESP.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Presidente Prudente, mestrado e doutorado.

Adriano Moro, Fundação Carlos Chagas

Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Assistente Técnico de Pesquisas em Avaliações Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Patricia Unger Raphael Bataglia, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Câmpus de Marília

Departamento de Psicologia da Educação - Área de Pesquisa Desenvolvimento Moral

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Menin, M. S. D. S., Moro, A., & Bataglia, P. U. R. (2014). Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado. Educação, 40(1), 229–240. https://doi.org/10.5902/198464449000

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua