Trabalho imaterial e trabalho docente

Autores

  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul
  • Paulo Eduardo Grishcke Instituto Federal Sul-Rio-grandende - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448998

Palavras-chave:

Labor, Immaterial labor, Teachers’ work.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448998

 

O artigo discute a tendência do trabalho da sociedade capitalista no contexto da reestruturação produtiva contemporânea, argumentando a favor da perspectiva que sustenta a tendência de aumento e consolidação da forma de trabalho imaterial como modo hegemônico na sociedade do conhecimento. Discorre sobre as formas do trabalho no setor de serviços e discute as diversas formas do trabalho imaterial na sociedade atual. Por fim discute o trabalho docente como uma forma de trabalho imaterial que está relacionada com aspectos subjetivos e emocionais da identidade docente. É um texto de discussão teórica sobre o trabalho docente no contexto atual do capitalismo.

Biografia do Autor

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Licenciado em Pedagogia, Mestre em Educação - UFMG, Doutor em Currículo e Ensino - Universidade de Wisconsin e Pesquisador do CNPq.

Paulo Eduardo Grishcke, Instituto Federal Sul-Rio-grandende - IFSul

Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandende - IFSul, Licenciado em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação - UFPel.

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Publicado

2013-09-27

Como Citar

Hypolito, Álvaro M., & Grishcke, P. E. (2013). Trabalho imaterial e trabalho docente. Educação, 38(3), 507–522. https://doi.org/10.5902/198464448998

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Trabalho

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