<b>Antropologia e etnomatemática: um diálogo possível para o ensino de Matemática</b>

Autores

  • Helisângela Ramos da Costa

Palavras-chave:

Ethnomathematics, Anthropology, Culture.

Resumo

O ensino-aprendizagem de Matemática caracterizado pela utilização de problemas com significado estritamente matemático, sem a preocupação com a contextualização, com os aspectos culturais, tem se refletido no desempenho dos estudantes não apenas na disciplina de Matemática, mas em diversas áreas do conhecimento em que é utilizada. Por isso, este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com o objetivo de investigar como o conhecimento matemático pode ser explorado a partir de temas com enfoque cultural através da integração entre a antropologia e a etnomatemática. Dessa forma, são destacados três temas que propiciam essa integração: uma comunidade agrícola e a construção de uma horta, a civilização inca e seu sistema de numeração e suas características arquitetônicas e a cultura indígena com seu grafismo e trançado. A partir desse estudo, verifica-se que a antropologia pode nos ensinar o valor de cada cultura e como pode ser utilizada no processo pedagógico, em especial, da Matemática, a fim de estabelecer um diálogo de troca entre seus agentes.

Palavras-chave: Etnomatemática. Antropologia. Cultura.

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Como Citar

Costa, H. R. da. (2008). <b>Antropologia e etnomatemática: um diálogo possível para o ensino de Matemática</b>. Educação, 33(3), 509–524. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/88

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Artigo Demanda Contínua