Apresentação do dossiê temático: “Educação, Feminismos de Terreiros e Histórias Entrelaçadas em Améfrica”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487452Palavras-chave:
Educação, Feminismos de Terreiros, História das Mulheres NegrasResumo
O Dossiê Educação, Feminismos de Terreiros e Histórias Entrelaçadas em Améfrica visa contribuir para divulgação e ampliação da pesquisa acerca dos debates teórico-metodológicos sobre a história africana e afro-diaspórica, com ênfase na educação, no recorte de gênero e no horizonte das agências, protagonismos e reinvenções negro-africanas. Reunimos pesquisas que considerem e argumentem sobre as lutas e os significados da construção da liberdade, por meio de afro-biografias de pessoas escravizadas, libertas e livres que conquistaram e ampliaram a presença negro-africana nos diversos lugares sociais, destacando-se sua atuação em dimensão educativa e pedagógica. Almeja-se também divulgar conhecimentos que permitam um olhar sobre as construções identitárias, suas implicações políticas, seus conteúdos culturais em perspectiva histórica e educativa. Enfatizamos a necessidade de problematizar os currículos e as epistemologias em suas articulações com as fronteiras étnico-culturais, raciais e de gênero. O dossiê caracteriza-se por abrigar artigos oriundos do Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisadoras(es) sobre Feminismos de Terreiros – Histórias e Memórias Entrelaçadas, originário da RELFET (Rede Latino Caribenha de Pesquisadores sobre Feminismos de Terreiros), resultante de quase quatro anos de pesquisas coletivas e individuais realizadas pelas pesquisadoras da RELFET. Nesses quase quatro anos de pesquisas reunidas em rede, evidenciou-se como a epistemologia produzida nesta confluência de corpos, mentes e espíritos de mulheres negras, articula-se com a descolonização dos currículos e interferem diretamente na transformação emancipatória do processo educativo.
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