<b>Desafios e obstáculos da pesquisa em educação para a transformação das práticas pedagógicas</b>

Autores

  • Anderson Araújo-Oliveira Université de Sherbrooke

Palavras-chave:

Research, Education, Teaching practice.

Resumo

As reformas educativas atualmente empreendidas por numerosos países marcam uma ruptura importante com modelos anteriores de ensino e indicam a necessidade de uma transformação das práticas docentes. O presente artigo propõe uma reflexão em torno das contribuições e dos limites das pesquisas científicas no campo das ciências da educação e em particular aquelas que se referem às práticas pedagógicas para a construção de um Referencial de Formação Profissional que possa servir tanto à formação docente (inicial e continuada) quanto à transformação das próprias práticas. Após colocar em evidência a necessária tranformação das práticas pedagógicas que reclamam as reformas atuais, o artigo assinala alguns obstáculos e desafios aos quais as pesquisas em educação têm sido confrontadas atualmente e propõe algumas pistas teórico metodólogicas potencialmente favoráveis a uma melhor articulação entre pesquisa e prática. Se o artigo não dá respostas definitivas às perguntas que ele levanta ao longo da discussão, ele permite levantar certas pistas possibilitando alimentar as reflexões de pesquisadores e formadores de diferentes países onde a análise das práticas representa um desafio essencial para a concretização dessas reformas educacionais.

Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Prática pedagógica.

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Como Citar

Araújo-Oliveira, A. (2009). <b>Desafios e obstáculos da pesquisa em educação para a transformação das práticas pedagógicas</b>. Educação, 34(3), 617–632. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/872

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