Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): Identificando tendências e possibilidades das publicações que tratam sobre UEPS e abordagem CTSA na área de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485733Parole chiave:
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Educação CTSA, Ensino de CiênciasAbstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar em artigos publicados, as relações possíveis entre Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na área de Ciências da Natureza, com ênfase à Escola do Campo/ Rural. A pesquisa bibliográfica, tem como base as publicações concentradas no banco de dados da Plataforma Capes; são artigos escritos em língua portuguesa e constam no escopo dos anos de 2011 a 2021. A identificação desses artigos é importante para dimensionar os trabalhos já realizados na área das Ciências da Natureza e, que abordam as UEPS e CTSA, voltadas para as escolas do Campo, de maneira a gerar subsídios para orientar futuras pesquisas em ensino de Ciências. Os resultados obtidos com a pesquisa dos artigos investigados, revelam que a relação entre o desenvolvimento de UEPS baseada na abordagem CTSA, permite a compreensão, fixação ou reconciliação integradora do conhecimento de Ciências da Natureza em todos os níveis de ensino. Além disso, tratam de questões importantes, tanto com relação ao aspecto científico, quanto com referência à prática social responsável e, também destacam a importância do pensamento crítico e reflexivo ao abordar questões sociais dentro dos conceitos científicos que se deseja ensinar. Porém, não foi encontrado artigo, na base de dados da Capes, que mencionasse a relação pretendida entre a Escola do Campo e/ou Rural com o desenvolvimento de UEPS ou com aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Portanto,mas análises aqui apresentadas, sobre as relações entre TAS, UEPS, CTSA e Escola do Campo, contribuem para uma reflexão sobre as possibilidades pedagógicas que podemos ter em sala de aula, bem como, ressaltar a importância da compreensão dos estudantes como sujeitos inseridos no mundo e corresponsáveis pela sua vida e de sua comunidade de vivência.
Riferimenti bibliografici
AUSUBEL, D.P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Hanesian. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARMO, José Manuel do. As ciências no ciclo preparatório: formação de professores para um ensino integrador das perspectivas da ciência, do indivíduo e da sociedade. In: Ler Educação, nº 5, maio/ago. 1991.
COSTA, S. Ensino de Bacteriologia sob uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação Básica. Ensino, Saúde e Ambiente, 2016. Qualis B1 https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21244
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do Ensino de Ciência. São Paulo: Cortez, 1990.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf
GOMES, André Taschetto; GARCIA, Isabel Krey. Aprendizagem Significativa na EJA: Uma análise da evolução conceitual a partir de uma intervenção didática com a temática energia. Investigações em Ensino de Ciências – V19(2), pp. 289-321, 2014. Qualis A2 https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/81
HAGE, S. M; REIS, M.I.A. Tempo, espaço e conhecimento nas escolas rurais (multi)seriadas e transgressão ao modelo seriado de ensino. Em Aberto: Brasília, v.31, n.101, p.77-91, jan./abr. 2018. Disponível: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3230/2965
KARASEK, J. .; NOBRE, S. B. . O ensino da biologia celular na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Pesquisa em Foco, [S. l.], v. 24, n. 2, 2020. DOI: 10.18817/pef.v24i2.2112. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/2112 . Acesso em: 24 mar. 2025.
MOREIRA, M.A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Disponível em: https://ueps.ufsc.br/ueps/ ou http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf
MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(2), pp. 43-63, 2011. (tradução de Moreira) Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf
MOREIRA, M.A. e MASINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. Editora Centauro, 2011. Disponível em: https://feapsico2012.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/moreira-masini-aprendizagem-significativa-a-teoria-de-david-ausubel.pdf
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação: Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822/pdf
MUNARIN, Antonio. Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. In MUNARIN, Antonio; BELTRAME, Sônia; CONDE, Soraya Franzoni; PEIXER, Zilma Isabel (Orgs). Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2.ed.,2011. p. 9-18.
PINHEIRO, N. A. M. et al. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVÂNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?format=pdf&lang=pt
PINHEIRO, N. A. M et al. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653), n.º 49/1 – 25 de marzo de 2009. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2116/3130
PUHL, C. S.; MÜLLER, T. J.; LIMA, I. G. de. As contribuições de David Ausubel para os processos de ensino e aprendizagem. Revista Dynamis. FURB, BLUMENAU, V.26, N.1, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/20588/2/As_contribuies_de_David_Ausubel_para_os_processos_de_ensino_e_de_aprendizagem.pdf
SANTIAGO, D. D. S.; NUNES, A. O.; ALVES, L. A. O estado do conhecimento de pesquisas sobre formação de professores com enfoque CTSA no Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, n. 2, p. 596-615, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3252. Acesso em: 15 fev. 2024.
SANTOS, A. T; MIRANDA, E. F. Educação do Rural versus Educação do Campo: Paradigmas e controvérsias. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 6, n. 6, p 134-146, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229303899.pdf
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012. DOI: 10.14244/%19827199291. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291. Acesso em: 24 mar. 2025.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, v. 17, n. 1, p. 97 –114, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003097248.
SILVA, C. J. A. da; VIOLA, G. G; BERTINI, L. M. Desvendando a relevância do ecossistema manguezal através de uma unidade didática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 5, n. 14, 2019. Qualis A3 http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684/2262
VENDRAMINI, C.R. QUAL O FUTURO DAS ESCOLAS NO CAMPO?. Educação em Revista: Belo Horizonte, v.31, n.03, p. 49-69, julho-setembro 2015. Disponível: https://www.scielo.br/j/edur/a/j5CVprmwZCCP4TmKw8xC7yz/?format=pdf&lang=pt
VENDRAMINI, C.R. A escola diante do multifacetado espaço rural. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 145-165, jan./jun. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10090/9314
ZOCOLER, J. C; SFORNI, M. S. F. A Relação entre o Ensino de Ciências da Natureza e a Formação da Concepção de Mundo à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20038, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Xk5cqVtgkmdTwWC3VTtD5wn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2025.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

