Construindo conhecimento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional – saberes coletivos de uma rede de pesquisadores

Maria Margarida Machado, Mirian Fábia Alves, João Ferreira de Oliveira

Resumo


Este trabalho discute o processo de constituição de redes de pesquisadores a partir da publicação do edital Proeja/Capes/Setec n. 003/2006 para a implementação do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Proeja, constituído pela Capes em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC. Em decorrência desse edital foram criados nove grupos de pesquisa em todo país, e este estudo focaliza a experiência do grupo constituído por instituições de Goiás e do Distrito Federal. O trabalho tem como enfoque metodológico a análise documental e a observação participante. Pode-se afirmar que se espera fortalecer esta rede de pesquisadores como uma referência para a região Centro-Oeste, avançando em suas investigações que visam compreender a relação concreta entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho. Nesse sentido, a ação coletiva de constituição do grupo, a criação dos espaços formativos e a participação de seus componentes em seminários, congressos e fóruns de EJA revelam que a construção de conhecimentos e saberes coletivos, tendo por base a experiência de alunos (de iniciação científica, de mestrado e de doutorado) e de professores (da graduação e da pós-graduação), pode contribuir efetivamente com uma EJA integrada à educação profissional, tendo em vista o enriquecimento da formação de jovens e adultos trabalhadores.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação profissional. Redes de pesquisa.


Palavras-chave


a

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar