<b>Música: produto ou processo? a educação musical responde</b>

Autores

  • Luís Fernando Lazzarin

Palavras-chave:

Music Education, Philosophy of Music Education.

Resumo

A busca pela compreensão da natureza da experiência com música tem levado à polarização entre duas posições, cada uma delas enfatizando o caráter, ou de produto, ou de processo, da música. Neste texto, procura-se esclarecer as origens da improdutividade desta polarização, a partir do conceito de obra de arte musical (GOEHR, 1992). Dessa forma, não se analisa a natureza da obra de arte enquanto objeto, nem se procura fazer uma descrição detalhada de sua história. Ao invés, recupera-se os momentos que produziram efetividade histórica para a constituição do conceito de obra de arte musical, a partir do século XVIII, e a influência exercida por ele até a atualidade. Portanto, a pergunta “o que é obra de arte musical?” se transforma em “como se constituiu historicamente o conceito de obra musical, a partir de momentos determinantes?”. Tem-se em mente, sempre, as apropriações que tanto a Filosofia da Educação Musical, quanto a Nova Filosofia da Educação Musical, fazem das respostas dadas às questões acima.

Palavras-chave: Educação Musical. Filosofia da Educação Musical.

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Como Citar

Lazzarin, L. F. (2007). <b>Música: produto ou processo? a educação musical responde</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/688

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