<b>Análise da construção do conhecimento na perspectiva das teorias de Vygotsky</b>

Autores

  • Ana Paula de Lima Batista
  • Hudson Wallace Pereira de Carvalho
  • Claudia Maria Ribeiro

Palavras-chave:

Mediators, Vygotsky, Methodology.

Resumo

O presente artigo aborda alguns aspectos das teorias de aprendizado de Vygotsky e discute, a partir desse referencial, a disciplina de química abordada no Ensino Médio através da análise de interações entre mediadores e discentes. Tal análise é feita a partir de Intervenções realizadas com alunos e alunas da terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual Cristiano de Souza, no Município de Lavras -MG. A metodologia aplicada baseia-se em questionários pré e pós-aula experimental e na montagem dos experimentos pelos próprios discentes, este método é denominado Intervenção. Os resultados observados durante e após a realização deste trabalho, indicou que o método de ensino-aprendizado de química aqui apresentado e discutido, dentro do referencial teórico abordado, pode contribuir como fator motivador para o ensino de química.

Palavras-chave: Mediadores. Vygotsky. Metodologia.

Downloads

Como Citar

Batista, A. P. de L., Carvalho, H. W. P. de, & Ribeiro, C. M. (2007). <b>Análise da construção do conhecimento na perspectiva das teorias de Vygotsky</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/683

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua