Formação-acolhimento docente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468157

Palavras-chave:

Autoacolhimento, Mosaico de Conversas, Formação docente

Resumo

A possibilidade de realização de uma formação-acolhimento docente em tempos de pandemia da COVID-19 foi o tema da investigação aqui apresentada. A proposta se desenvolveu de forma totalmente remota, sendo utilizadas as plataformas virtuais Google Meet, YouTube e PadLet. Participaram professoras e professores da Educação Básica. Estabeleceu-se como objetivo principal a construção de um espaço-tempo de formação-acolhimento com práticas inspiradas nos princípios do Yoga e da Meditação, em que o diálogo possibilitou colocar em pauta os desafios e possibilidades do ensino remoto emergencial  (ERE) no contexto da pandemia da COVID-19. A metodologia construída se deu na triangulação dos conceitos de círculo de cultura (FREIRE,1991), de comunidade (FRANKL, 2019) e de rodas de conversa, configurando o que nomeamos Mosaico de Conversas. Percebeu-se que é possível incentivar professoras e professores a assumirem práticas de autoacolhimento, autoaceitação e autotranscendência, permitindo que tais práticas possam se fazer presentes na sua vida cotidiana e profissional.

Biografia do Autor

Sandrelena da Silva Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação. Lider do Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação Desenvolvimento e Integralidade Humana. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Endereço:

Rua Francisca Pereira Lima, 85

Bairro Aeroporto

Cep: 36.028-290

Juiz de Fora - MG

Telefone: (32)98481-0208

Ruthmary Fernanda de Souza Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Pedagogia da FACED-UFJF e bolsista de Inciação Científica do Grupo Acolhe.

 

Rua Nove de Julho, 645

Bairro Granjas Betânia

Juiz de Fora - MG

Telefone: (32) 98825-4301

Patrícia Paula de Oliveira Hamblin, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Pedagogia da FACED-UFJF e bolsista de Extensão do Grupo Acolhe.

Avenida Brasil, 305 casa 02

Bairro Poço Rico

Juiz de Fora - MG

Telefone: (32)99161-7885

Referências

ÁNANDAMITRA, Avadhútika Ácaryá. Yoga para a saúde integral. Edições Ananda Marga. 5ª edição. Brasília – DF. 2012.

ÁNANDAMÚRTI, Shrii Shrii. Psicologia do Yoga. Editora Ananda Marga Yoga e Meditação. 1ª edição. Brasília – DF. 2007.

BONSANTO, Flávia Alves; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Círculo de cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche. In: Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-13, e18235, jan./abr.2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18913. Acesso em: 30 set. 2021.

DITTRICH, Maria Glória; MELLER, Vanderléa. A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social. Polyphonía, v. 32/1, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67391. Acesso em: 08 out. 2021.

DITTRICH, Maria Glória; RAMOS, Flávio. Um olhar transdisciplinar sobre a formação universitária: desafios para humanescer na saúde. Revista Plurais, Anápolis -Go, Vol.7, n. 1 - Jan./Jun. 2017 - p. 114-130. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7554. Acesso em: 04 out. 2021.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FRANKL, Viktor. O sofrimento humano: fundamentos antropológicos da psicoterapia. São Paulo: É Realizações, 2019.

FRANKL, Viktor. Em Busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

FRANKL, Viktor. O Sofrimento De Uma Vida Sem Sentido. São Paulo: É Realizações, 2015.

MONTEIRO, Sandrelena da Silva.(Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. In: Revista Augustus. Rio de Janeiro, v. 25. n. 51. jul/out. 2020. p. 237-254. Disponível em: https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552. Acesso em: 08 out. 2021.

SARASWATI, Swami Satyananda. Pranayama Mudra Bandha, 3ª ed. revisada. New Delhi. Yoga Publications. Trust Munger, Bihar, Índia, 2004, p. 1-6. Disponível em: http://www.centroflordelotus.com.br/ebooks/introd_yoga.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Monteiro, S. da S., Fernandes, R. F. de S., & Hamblin, P. P. de O. (2023). Formação-acolhimento docente em tempos de pandemia. Educação, 48(1), e45/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644468157