Educazione e cura dei bambini e delle bambine ai tempi del coronavirus. La risposta dei servizi educativi italiani

Educação e cuidado das crianças no tempo do coronavírus. A resposta dos serviços educativos italianos para a infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468021

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Itália

Resumo

O artigo reflete sobre a forma como a crise de saúde causada pelo Covid-19 tem sido tratada em Itália no nível dos serviços de cuidado infantil. Após ter reconstruído a estrutura politica e normativa nacional, a atenção está voltada para a realidade toscana. O objetivo é ilustrar, por um lado, algumas experiências na Região Toscana durante o bloqueio para garantir uma continuidade do relacionamento educacional à distância e, por outro lado, mostrar como os serviços educacionais toscanos reagiram ao reinício do ano educacional de 2020-21. O primeiro aspecto é reconstruído através de um reconhecimento dos materiais colocados na web, enquanto o segundo aspecto é documentado através dos resultados de uma pesquisa realizada pela autora e que envolveu os serviços educacionais da Cooperativa Arca. O resultado é um quadro dinâmico que destaca os esforços do pessoal educacional tanto na gestão das rotinas como na busca de novas formas de se relacionar com as famílias.

Biografia do Autor

Clara Maria Silva, Dipartimento di Formazione, Lingue, Intercultura, Letterature e Psicologia Università degli Studi di Firenze

Clara Silva is Ph.D. Associate Professor in General and Social Pedagogy at the Department of Department of Education, Foreign Languages, Interculturality, Literatures, and Psychology (FORLILPSI) of the University of Florence. She is President of the Class L-19 Junior Degree Course in Education Sciences at the same Department, where she is also Scientific Head of the I level Master in Pedagogical Coordination of Early Childhood Education and Care Services 0-6. She is Editor in Chief of «Rivista Italiana di Educazione Familiare – RIEF» («Italian Journal of Family Education»). Her fields of study mainly focus on Early Childhood Education and Care (ECEC) addressed to the age group 0-6, and on Interculturality, in its theoretical-pedagogical, methodological, and research aspects. Clara Silva’s most recent publications include: (ed.), The Intercultural Needs of Educators in Early Childhood Services, Firenze-Budapest: Galileo Progetti, 2018; (ed., with N. Sharmahd & C. Calafati), La qualità pedagogica nei servizi educativi per la prima infanzia, Milan: FrancoAngeli, 2018; “Il sistema di educazione dell’infanzia 0-6: percorso normativo e riflessioni pedagogiche”, in «Form@re», vol. 18, n. 3, 2018, pp. 182-192; (ed., with V. Boffo & E. Freschi), I bambini, Mirò e l’arte contemporanea, Firenze: Firenze University Press, 2017; “Cape Verdean immigrant women in Italy”, in «Pedagogia Oggi», vol. XV, pp. 373-383, 2017; (with P. Caselli), “Alteridade mora no coração da identidade – Por uma ética pedagógica intercultural”, in «Currículo sem Fronteiras», pp. 248-260; (ed.), Educazione e cura dell’infanzia nell’Unione Europea. Atti del Convegno – 30 e 31 Ottobre 2015, Pisa: ETS, 2016; (ed., with S. Mantovani & E. Freschi), Didattica e nido d’infanzia. Metodi e pratiche di intervento educativo, Bergamo: Junior, 2016; Lo spazio dell'intercultura. Democrazia, diritti umani e laicità. Milan: FrancoAngeli, 2015; Intercultura e cura educativa nel nido e nella scuola dell’infanzia. Parma: Junior, 2011; Pedagogia, intercultura, diritti umani. Rome: Carocci, 2008.

Referências

COMMISSIONE INFANZIA SISTEMA INTEGRATO ZERO-SEI (Org.). Orientamenti pedagogici sui LEAD: legami educativi a distanza. Un modo diverso per fare nido e scuola dell’infanzia. Dattiloscritto, 2020.

GIGLI, Alessandra. (Org.). Infanzia, famiglie, servizi educativi e scolastici nel Covid-19: rilfessioni pedagogiche sugli effetti del lockdown e della prima fase di riapertura. Bologna: CREIF, 2020.

MANTOVANI, Susanna et al. Bambini e lockdown: la parola ai genitori. Milano: Università degli Studi Milano Bicocca, 2020.

UNESCO, UNICEF, WORLD BANK. What have we learnt? Overview of finding from a survey of ministries od education on national responses to COVID-19. Washington DC, 2020.

Publicado

2022-04-17

Como Citar

Silva, C. M. (2022). Educazione e cura dei bambini e delle bambine ai tempi del coronavirus. La risposta dei servizi educativi italiani: Educação e cuidado das crianças no tempo do coronavírus. A resposta dos serviços educativos italianos para a infância. Educação, 47(1), e25/ 1–12. https://doi.org/10.5902/1984644468021

Edição

Seção

Dossiê – Infâncias, diferenças e pandemia: a exacerbação das violências sobre a vida das crianças – 2022