Educazione e cura dei bambini e delle bambine ai tempi del coronavirus. La risposta dei servizi educativi italiani
Educação e cuidado das crianças no tempo do coronavírus. A resposta dos serviços educativos italianos para a infância
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468021Palavras-chave:
Infância, Pandemia, ItáliaResumo
O artigo reflete sobre a forma como a crise de saúde causada pelo Covid-19 tem sido tratada em Itália no nível dos serviços de cuidado infantil. Após ter reconstruído a estrutura politica e normativa nacional, a atenção está voltada para a realidade toscana. O objetivo é ilustrar, por um lado, algumas experiências na Região Toscana durante o bloqueio para garantir uma continuidade do relacionamento educacional à distância e, por outro lado, mostrar como os serviços educacionais toscanos reagiram ao reinício do ano educacional de 2020-21. O primeiro aspecto é reconstruído através de um reconhecimento dos materiais colocados na web, enquanto o segundo aspecto é documentado através dos resultados de uma pesquisa realizada pela autora e que envolveu os serviços educacionais da Cooperativa Arca. O resultado é um quadro dinâmico que destaca os esforços do pessoal educacional tanto na gestão das rotinas como na busca de novas formas de se relacionar com as famílias.
Referências
COMMISSIONE INFANZIA SISTEMA INTEGRATO ZERO-SEI (Org.). Orientamenti pedagogici sui LEAD: legami educativi a distanza. Un modo diverso per fare nido e scuola dell’infanzia. Dattiloscritto, 2020.
GIGLI, Alessandra. (Org.). Infanzia, famiglie, servizi educativi e scolastici nel Covid-19: rilfessioni pedagogiche sugli effetti del lockdown e della prima fase di riapertura. Bologna: CREIF, 2020.
MANTOVANI, Susanna et al. Bambini e lockdown: la parola ai genitori. Milano: Università degli Studi Milano Bicocca, 2020.
UNESCO, UNICEF, WORLD BANK. What have we learnt? Overview of finding from a survey of ministries od education on national responses to COVID-19. Washington DC, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

