Pressupostos críticos de uma educação ambiental para emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465852

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Emancipação, Pressupostos críticos.

Resumo

Este trabalho trata de reflexões teóricas a respeito de como a educação ambiental pode levar emancipação aos sujeitos envolvidos em suas práticas educativas. Teve como objetivo refletir sobre quais pressupostos são necessários a uma educação ambiental que se pretende crítica, com finalidade de promover emancipação humana. Para tanto, utilizou de uma metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e teórico. Como resultados, foi possível observar a necessidade da inserção de discussões sobre: as bases ontológicas da educação ambiental; as categorias presentes nas teorias críticas que subsidiam as práticas educativas ambientais; a dialética enquanto pressuposto teórico, epistemológico e metodológico; e a própria emancipação como teleologia da educação ambiental crítica. Concluiu-se que para uma prática educativa ambiental apoiada em pressupostos críticos a fim de alcançar emancipação humana e equilíbrio entre a humanidade e o ser humano e a natureza, como uma forma alternativa às vertentes reducionistas, conservadoras e naturalistas, é preciso considerar teórica, metodológica e epistemologicamente que os problemas ambientais estão intimamente atrelados aos sociais. E, para isso, é preciso uma apreensão crítica da realidade a partir das ideologias e das utopias presentes e pela capacidade de, por si só, encontrar os caminhos que promovam suas mudanças subjetivas diante de si, do mundo e do outro, acompanhadas pelas mudanças coletivas.

Biografia do Autor

Theóffillo Da Silva Lopes, Federal University of Paraíba

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e Graduado em Pedagogia pela UFPB. Pedagogo da PROEX/UFPB (Técnico-Administrativo em Educação) e Professor da Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa, com atuação na Educação de Jovens e Adultos.

Francisco José Pegado Abílio, Federal University of Paraíba

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lopes, T. D. S., & Abílio, F. J. P. (2023). Pressupostos críticos de uma educação ambiental para emancipação. Educação, 48(1), e43/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644465852