Educação na economia solidária: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464446481Palavras-chave:
Educação, Mediação pedagógica, Economia solidária, Trabalho associadoResumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464446481
O artigo analisa os desafios e perspectivas de formação em economia solidária, tendo em vista o contexto de implementação de uma política pública nacional de educação e assessoria técnica, no processo de implantação dos Centros de Formação em Economia Solidária. Após uma contextualização com foco na reestruturação produtiva do capitalismo e suas repercussões no mundo do trabalho, o texto problematiza o ambiente contraditório em que os empreendimentos de trabalho associado resistem e buscam abrir caminhos com vistas a consolidar a economia solidária como uma das possíveis tendências de organização de trabalhadores frente às metamorfoses do trabalho. Analisam-se potencialidades e limites sob o ponto de vista das reais e potenciais mediações pedagógicas presentes nesses espaços de trabalho associado. Entre os desafios destaca-se a atuação no campo das idéias para reafirmar a centralidade do trabalho e discernir com clareza as características das alternativas da economia solidária em contraposição com a neoliberalização da solidariedade, bem como para afirmar uma prática social, ecológica, política e tecnológica coerente que supere o atual padrão de produzir e viver.
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