O Processo de Alfabetização e as Práticas Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644462959

Palavras-chave:

Processo de alfabetização; Prática pedagógica; Psicologia Sócio-histórica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar as práticas pedagógicas de duas docentes acerca do processo de alfabetização de crianças do 1º e 2º Ano do ensino fundamental. Essas duas professoras redigiram dois registros nos quais narraram suas práticas pedagógicas de alfabetização. Esses registros foram tomados como material de análise. O procedimento denominado Núcleo de Significação (NS), proposto por Aguiar e Ozella (2013), orientou a análise dos dados. A base teórica ancora-se no método Materialista Histórico e Dialético, preconizado por Friedrich Engels (1820-1878) e Karl Marx (1818-1883), que fundamenta a Psicologia Sócio-Histórica, pautada nos estudos de Lev Vigotski (1896-1934). Fundamenta-se, ainda, nos estudos de Volochinov (1995), Freitas (2002) e Faraco (2009) que estudaram diferentes vertentes dentro do campo da linguagem. Os resultados indicam a importância da formação continuada docente, do trabalho coletivo e do acompanhamento pela coordenação pedagógica da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras.

Biografia do Autor

Maria Emiliana Lima Penteado, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga e Psicopedagoga. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Docente no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisadora do Grupo Atividade Docente e Subjetividade – GADS (PUCSP), coordenado pela Profa. Dra. Wanda Aguiar. Integrante do Grupo de Estudos Psicopedagogia em Movimento – GEPEM, coordenado pela Profa. Dra. Anete Fernandes (PUCSP), onde atua como supervisora de diagnóstico psicopedagógico.  Como pesquisadora publicou artigos e capítulos de livros na área da Educação, da Psicologia da Educação e da Psicopedagogia. Autora do livro Formação em Serviço: análise de uma proposta de formação construída por e para educadores.  Atua na área educacional desde 1993 com experiência na área de formação de educadores, com ênfase em: formação crítica e colaborativa; pedagogia de projetos, projeto político pedagógico, documentação pedagógica e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

Ana Lucia Madsen Gomboeff, PUC-SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP. Pedagoga e formada em Letras. Pesquisadora no Grupo de pesquisa: Rede de estudos e pesquisas de desenvolvimento profissional docente - Reped da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Marli André. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Formadora da Assessoria e Consultoria em Educação Argento. Atua na área educacional desde 1994, com experiência na área da formação docente, com ênfase em: psicogenética e estudos psicolinguísticos; formação crítica e colaborativa; práticas colaborativas na escola como estratégia de formação; formação de profissionais reflexivos; documentação pedagógica e acompanhamento do processo didático-pedagógico.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

Penteado, M. E. L., & Gomboeff, A. L. M. (2022). O Processo de Alfabetização e as Práticas Pedagógicas . Educação, 47(1), e98/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644462959