<b>O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade</b>

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/professora adjunta

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445529

Palavras-chave:

Child, Reader’s development process, Narrative, Image.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445529

 

O artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em que buscou-se investigar os modos de relação das crianças com as narrativas e justifica-se pela importância de entendimento do contexto da criança na atualidade, contexto cada vez mais fluido e mutável. O estudo foi fundamentado nos Estudos Culturais Latino-Americanos que entendem o “cultural” na perspectiva da hibridação (Canclini, 2003) surgindo nas falas das próprias crianças pesquisadas. A investigação ocorreu em diversos campos: três escolas (duas escolas públicas e uma escola particular), um espaço cultural e um Blog. O estudo foi desenvolvido por intermédio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de oficinas e entrevistas realizadas com as crianças participantes das oficinas e posteriormente com as crianças produtoras de um blog. Os achados da pesquisa apontam a freqüente relação das crianças com a imagem, mostrando o quanto é híbrida a leitura realizada pelas crianças.

Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/professora adjunta

Pesquisadora na área de Educação e midias, professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Doutora em Educação vinculada ao Mestrado em Educação e ao Departamento de Didática desta universidade, Rio de Janeiro, RJ.

http://lattes.cnpq.br/9405356181134336

 

 

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

Fernandes, A. H. (2013). <b>O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade</b>. Educação, 38(2), 343–360. https://doi.org/10.5902/198464445529

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua