Articulação Teórico-Metodológica: a entrevista em pesquisas educacionais na abordagem histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455259

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Abordagem Histórico-cultural, Entrevista Dialógica

Resumo

Este artigo de natureza teórica insere-se no campo de estudos da Educação e tem como objetivo analisar, face aos desafios de articulação teórico-metodológica em pesquisas educacionais realizadas na abordagem histórico-cultural, como a entrevista pode figurar como instrumento metodológico para a construção de dados. Nesse sentido, são fundamentados conceitos concernentes às diretrizes do método segundo essa abordagem, focalizando uma proposição de entrevista dialógica (FREITAS, 2002; 2007). Os referenciais teóricos que norteiam tal discussão são Lev S. Vigotski e Mikhail M. Bakhtin. Propõe-se a articulação da abordagem histórico-cultural e da perspectiva enunciativa como fundamento para a construção, realização e análise das entrevistas. As considerações tecidas acenam para as contribuições da abordagem histórico-cultural no que se refere às possibilidades de apreensão do fenômeno em movimento. Conclui-se que a entrevista dialógica, como instrumento metodológico amparado nos princípios da dialogia, se apresenta como campo profícuo de elaboração e reelaboração de sentidos sobre o objeto em discussão.

Biografia do Autor

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ciências Exatas e da Terra

titulação: Doutor em EducaçãoAfiliação institucional: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)função profissional: Professor Adjuntocidade: Diademaestado: São Paulopaís: Brasilendereço correspondência: Rua Ramiro Barcelos, n .74 apto. 14, Vila Guarani (Z Sul) São Paulo, SPtelefone contato: (19) 998266514

Renata Helena Pin Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)Professora do Programa de Pós-graduação em Educação

titulação: Doutora em Educação Afiliação institucional: Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) função profissional: Professora do Programa de Pós-graduação em Educação cidade: Piracicaba estado: São Paulo país: Brasil endereço correspondência: Rua 18, no. 1644 - Jd. Claret. CEP: 13.503-186 - Rio Claro, SP telefone contato: (19) 99279-2456

Referências

AMORIN, Marília. O pesquisador e o seu Outro: Bakhtin nas ciências sociais. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAKHTIN, Mikhail M. (Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BAKHTIN, Mikhail M. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: Hucitec, 2010.

CASTRO, Ana Paula Pontes de. A entrevista dialógica como instrumento para pesquisar a escrita online na aprendizagem do professor em formação: reflexões iniciais. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola (Orgs.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 91-100.

CONTI, Clícia Assumpção Martarello de. O papel do outro na constituição do psiquismo: Um tema e duas abordagens em dialogia. 213f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2010.

FIORIN, José Luiz. Categoria de análise em Bakhtin. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa. (Orgs.). Círculo de Bakhtin: Diálogos In Possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v.2, p. 53-88.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p.21-39, julho, 2002.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A pesquisa em educação: questões e desafios. Vertentes, São João del-Rei, n. 29, p. 28-37, jan./jun. 2007.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola. No fluxo dos enunciados, um convite à contrapalavra. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola (Orgs.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 7-12.

MARTINS, Ligia Márcia. Fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e fundamentos pedagógicos da psicologia histórico cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, p. 130-143, 2013.

MARTINS, Ligia Márcia; RABATINI, Vanessa Gertrudes. A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar. Revista Psicologia Política (Impresso), v. 11, p. 345-358, 2011.

MARX, Karl. Burgueses e Proletários. In: Marx/Engels. Coleção História. Organização e Introdução de Florestan Fernandes. São Paulo: Ática, 1983. p. 431-440.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. p. 56-71.

MOLON, Susana Inês. Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria & prática Porto Alegre, v.11, n.1, p. 56 – 68, jan./jun.2008.

PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

STELLA, Paulo Rogério. Palavra. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. (1929). Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, 21(71), p. 21–44, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. (1931) Obras escogidas I: el significado histórico de la crisis de la psicología. Machado Grupo de distribuición: Madrid, 2013.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. (1931) Obras escogidas II: problemas de psicología general. Madrid: Visor, 1993.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. (1934) Obras escogidas II: pensamento y linguaje, conferencias sobre psicología. Machado Grupo de distribuición: Madrid, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. (1934) Obras escogidas III: problemas del desarollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.

ZANELLA, Andréa Vieira; REIS, Alice Casanova dos; TITON, Andréia Piana; URNAU, Lílian Caroline; DASSOLER, Tais Rodrigues. Questões de método em textos de Vygotski: contribuições à pesquisa em psicologia. Psicologia e Sociedade, v. 19, p. 25-33, 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Antunes-Souza, T., & Pucci, R. H. P. (2022). Articulação Teórico-Metodológica: a entrevista em pesquisas educacionais na abordagem histórico-cultural. Educação, 47(1), e46/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644455259