EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Rita de Cássia Ventura Pattaro, Vera Lúcia de Carvalho Machado

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444796

 

 

Considerando a importância da concepção e da prática de educação integral na história da educação brasileira, torna-se essencial entendê-la em sua plenitude para compreender suas proposições e de que maneira elas contribuem para a mudança social, brm como para uma formação completa das novas gerações. Por isso, este texto objetiva compreender as aproximações possíveis entre a concepção de educação integral e a perspectiva histórico-crítica, desenvolvida peloeducador Dermeval Saviani, correlacionando ambas com a jornada escolar ampliada. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para a análise de uma teoria que é produto de reflexões e discussões com autores que se aproximam por terem o mesmo ideal de educação integral. Espera-se contribuir para as discussões sobre a implementação da política educacional de educação integral em tempo integral, balizadas pela perspectiva histórico-crítica.

 


Palavras-chave


Educação integral; Pedagogia histórico-crítica; Ampliação de jornada escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464444796

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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