<b>Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444476Palavras-chave:
Concept, Language, Meaning.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444476
Muitas são as teorias de aprendizagem a subsidiar a atividade do professor, quando ele se propõe a trabalhar um determinado conhecimento ou conceito em sala de aula. A partir desses referenciais teóricos que circulam nos espaços educacionais e embasam, ainda que implicitamente, o fazer docente, surgiu nossa preocupação com o processo de ensino e as relações estabelecidas com a/pela linguagem na aprendizagem de conceitos. Procuramos, neste artigo, explicitar o movimento que ocorre por meio das inter-relações envolvendo alunos, professores e conhecimentos. Assim, apresentamos aqui a dinamicidade de que se reveste o trabalho de elaboração conceitual, no qual os sentidos produzidos nem sempre são aqueles previstos na intencionalidade do professor. Essa não convergência, contudo, não torna essa produção equivocada ou incorreta, mas faz parte da dinâmica que caracteriza a linguagem e a produção de sentidos. Para evidenciar esse processo, embasamos nossas considerações em Vygotsky e Bakhtin, por terem o signo e a linguagem como centralidade em suas elaborações teóricas e por considerarem a dialogia como princípio das interações humanas.
Palavras-chave: conceito; linguagem; sentido
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