<b> O processo de construção da linguagem a partir dos aportes de Piaget e Maturana </b>

Autores

  • Fabiane Adela Tonetto Costas
  • José Kolling
  • Marinês Cendron Fernandes
  • Paulo Augusto Cabral

Resumo

O artigo que segue toma como pressupostos referenciais as teorias de Piaget e Maturana, buscando aproximações e distanciamentos entre ambos no que tange à Linguagem. Pelo inegável papel da Linguagem na construção cognitiva dos processos mentais, por ser inerente ao humano e pelo enfoque dispensado a essa pelos autores supracitados, pensou-se que uma releitura epistemológica poderá vir a contribuir no fazer pedagógico e docente. Piaget, durante suas pesquisas no século XX, estudou a Linguagem como algo estreitamente próximo ao pensamento humano. Maturana, investigador das últimas décadas do século XX e início do XXI, instiga o leitor por abranger caracteres antropológicos e biológicos pertinentes a aquisição da linguagem. Estabelece diferenças entre linguagem e linguajar, postulando que aparte a linguagem e a emoção, não há acontecimentos que pressuponham vida. Após a interface entre Piaget e Maturana sobre Linguagem, sintetizou-se pontos basilares de ambas abordagens. Finalizou-se o artigo de forma transitória, visto que autores dessa magnitude precisam e merecem ser melhor contemplados, embora o almejado tenha sido instigar o leitor a aprofundar o estudo teórico para a busca de novos olhares e ações práticas. Palavras-Chave: Lingugem-Piaget-Maturana

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Como Citar

Costas, F. A. T., Kolling, J., Fernandes, M. C., & Cabral, P. A. (2012). <b> O processo de construção da linguagem a partir dos aportes de Piaget e Maturana </b>. Educação, 27(1), 65–76. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4469

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