<b> Ensino Médio e Educação Profissional sob relações de hegemonia: terreno perdido ou construção de novas relações? </b>

Autores

  • Marlene Ribeiro

Resumo

Meu objetivo, com este texto, é aprofundar a discussão sobre as reformas que separam o Ensino Médio e a Educação Profissional, retrocedendo à era Vargas sem que a contrapartida - a regulamentação de alguns direitos do trabalho conquistados e reconhecidos por aquela Ditadura - tenha ocorrido, ou seja, que aqueles direitos tenham permanecido ou se ampliado neste que se diz um Governo democrático. Pretendo, então, estabelecer conexões entre os fundamentos proclamados e os formatos impostos para o Ensino Médio e a Educação Profissional, sob a ótica das relações de hegemonia, a partir da LDBEN 9.394/96, do Decreto-Lei nº 2.208/97 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, irei situar as referidas reformas no contexto de mudanças que ocorrem no mundo do trabalho e na configuração do Estado. Palavras-chave: trabalho e educação; educação profissional; movimentos sociais e educação; ensino médio; fundamentos da educação.

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Como Citar

Ribeiro, M. (2012). <b> Ensino Médio e Educação Profissional sob relações de hegemonia: terreno perdido ou construção de novas relações? </b>. Educação, 27(1), 9–22. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4465

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