<b> Filosofia: uma demanda da educação</b>
Resumo
O presente texto entende o filosofar como uma necessidade que se impõe ao educador. Aspectos do pensar humano, como a reflexividade crítica acerca da realidade e a percepção dos fenômenos como complexos e multidimensionais, embora apresentados como característicos do pensar filosófico, são fundamentais e indispensáveis em âmbitos de atuação como o da educação. Sendo que a educação sempre se insere no clima cultural de sua época, a compreensão dos grandes pressupostos do pensar e agir humanos que marcam cada período histórico permite, certamente, uma melhor explicitação do seu respectivo projeto de formação pedagógica. É nesse sentido que se coloca, como demanda à Filosofia por parte da educação, a tematização dos grandes paradigmas do conhecimento, resultantes do movimento de auto-reflexão da razão humana. Palavras-chave: Filosofia, racionalidade, aprendizagem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________