"Música em PAS": a música como objeto de avaliação do programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)

Maria Cristina de C. C. de Azevedo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444382

Este artigo discute a proposta da música para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) tendo como referência a participação da autora nos grupos de sistematização, elaboração e revisão dos programas de 2001 e 2006, bem como atividades de pesquisa e de prática docente relacionadas com o PAS. O texto apresenta o programa, sua concepção de avaliação e os princípios e pressupostos pedagógico-musicais que orientam a inserção do conhecimento musical como objeto de avaliação obrigatório nesse tipo de concurso. Para isso, adotamos como referência a versão de 2006 do PAS/UnB, resultado da 2ª revisão do programa e vigente em 2011. O programa adota uma Matriz de Avaliação que integra competências, habilidades e objetos de conhecimento. O desenvolvimento de competências e habilidades na Música é orientado por um repertório musical que delimita o conteúdo e possibilita a realização de práticas e experiências musicais por meio de atividades de produção musical (execução, improvisação e composição musical), recepção (apreciação musical) e contextualização. Nesse processo, cabe às escolas e aos professores de música criar situações de ensino e aprendizagem musical em que a experiência musical seja celebrada no sentido de permitir a aprendizagem significativa e favorecer o sucesso dos alunos nas provas do PAS/UnB.

Palavras-Chaves: Programa de Avaliação Seriada; Ensino Médio; música na escola


Palavras-chave


Program of Serial University Entrance Examination; Secondary School; Music in Schools.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464444382

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar