<b> DESENHO DE UMA PESQUISA: PASSOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO</b>

Autores

  • Anabela Moura

Resumo

A decisão de levar a cabo investigação empírica que conduzisse a uma mudança curricular em Portugal, alicerçou-se no desejo de adoptar um modelo de investigação crítica que proporcionasse à investigadora um conhecimento profundo sobre as actuais práticas educativas e atitudes de professores Portugueses com referência a directrizes teóricas dentro das quais se posicionava em termos de reforma multicultural. O pluralismo cultural definido como a coexistência de diferentes grupos étnicos está a ser reconhecido como um facto da vida Portuguesa e que as directrizes emergentes de educação intercultural desenhadas pelo Ministério da Educação (1993) representam um desenvolvimento significativo a este respeito. Mas os professores Portugueses necessitam de incluir uma componente de redução de preconceitos no seu currículo patrimonial e artístico. A maior finalidade desta pesquisa foi desenhar, implementar e avaliar um currículo de redução de preconceitos. Foi tomada uma decisão de adoptar conteúdos baseados em questões, no sentido de os relacionar com questões de preconceito cultural, preconceito, discriminação e racismo, através do desenvolvimento de projectos artísticos e patrimoniais que caracterizassem culturalmente a sociedade Portuguesa e as suas metas com preocupações globais em termos de educação (DGEBS, 1991).  
Palavras Chave: Investigação-acção, Artes Visuais, Ensino Básico

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Como Citar

Moura, A. (2011). <b> DESENHO DE UMA PESQUISA: PASSOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO</b>. Educação, 28(1), 09–32. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4321

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