<b> Representações sociais sobre a deficiência em documentos oficiais </b>
Resumo
O presente artigo propõe verificar as representações sociais de deficiência que constam na LDB (9.394/96) e no PNE (10.172/01). Utiliza o método de análise de conteúdo. Apresenta indicadores referentes aos documentos oficiais, que se referem ao sujeito da educação especial, baseado nos modelos de deficiência referenciados por Sassaki (1997) e na teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1961). Os resultados evidenciam visões antagônicas e dicotômicas presentes na atual política educacional, demonstrando a existência de representações sociais extremas de deficiência referentes ao modelo médico e social de deficiência. Palavras-chave: Educação, Trabalho, Identidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________