<b>“É a lei”: o Ensino Fundamental de 9 anos da perspectiva de graduandas/o de Pedagogia</b>

Autores

  • Maria Silvia P. de M. L. da Rocha Puc-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444069

Palavras-chave:

9-year primary school, Playful activity, Teachers training.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444069

 

Trata-se dos resultados de pesquisa qualitativa delineada com objetivo geral de identificar concepções de graduandas/o de um curso de Pedagogia sobre o novo Ensino Fundamental de 9 anos (EF). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a produção de um texto sobre o EF e entrevistas semiestru-turadas. Neste artigo, focalizam-se os resultados obtidos pela produção de textos. Dela, participaram 33 graduandos de Pedagogia de uma universidade privada do interior de São Paulo, concluintes desta graduação em 2010. O material empírico foi analisado através de categorias construídas a posteriori, pela leitura intensiva do material, buscando núcleos temáticos recorrentes nas produções, interpretados à luz da teoria histórico-cultural. Dos resultados, destacam-se concepções essencialmente positivas do novo EF, menções quanto à importância de preparo dos professores e das escolas e abordagem incipiente da atividade lúdica (predominando um tratamento genérico da mesma). Esses resultados permitem localizar pontos importantes de serem abordados na formação inicial e continuada dos professores que trabalham e trabalharão na construção do novo EF e problematizar o modo pelo qual graduandas/o de Pedagogia interpretam o estatuto das leis no campo da educação.


Palavras-chave: Ensino Fundamental de 9 anos; atividade lúdica; formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Maria Silvia P. de M. L. da Rocha, Puc-Campinas

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Puc-Campinas.

 

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2012). <b>“É a lei”: o Ensino Fundamental de 9 anos da perspectiva de graduandas/o de Pedagogia</b>. Educação, 37(3), 541–554. https://doi.org/10.5902/198464444069

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua