Os tempos da ação docente na classe hospital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440241

Palavras-chave:

Classe hospitalar e ensino, Lugar e território, Temporalidade.

Resumo

Partindo das referências temporais presentes em entrevistas realizadas com professoras de classe hospitalar em três instituições de Curitiba, bem como em observações in loci das práticas, discute-se o choque entre a duração real das aulas e a duração burocraticamente exigida pelas autoridades escolares, com suas consequências sobre o trabalho. Os principais conceitos mobilizados referem-se à territorialidade, como forma de estruturação hierárquica do espaço e, ao lugar, como construção de um modo de pertencimento marcado pela afetividade. Desse ponto de vista, assiste-se a um processo de desterritorialização num sentido amplo, abrangendo ainda as práticas escolares no hospital, ou seja, estas acontecem num ambiente que não está estruturado em função do ensino, portanto, a classe hospitalar aparece como um fenômeno de reconstrução e ressignificação das práticas socialmente determinadas em cada evento de ensino-aprendizagem, cujas marcas mais evidentes são a individualização e a afetividade. Como expressão desse processo, predominantemente aflora a criatividade das professoras, circunscrita pela territorialidade e temporalidade do hospital, suas regras e hierarquias[1].


[1] A pesquisa que aconteceu entre 2014 a 2018 contou com financiamento da CAPES

 

Biografia do Autor

Angélica Macedo Lozano Lima, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2018); Professora do Programa SAREH - Serviço de Atendimento à rede de escolarização hospitalar SEED/PR, atuando do CHC/UFPR - Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Rosario Silvana Genta Lugli, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo no Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Miséria do mundo sob direção de Pierre Bourdieu; com contribuições de A. Accardo ...et. al. 17. ed.-Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Título original: La misere du monde. Vários tradutores. 752 p.

CARDOSO JUNIOR, Hélio Rebello. Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? Educação e Filosofia Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 599-611, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11582 Acesso em: 20 jan. 2017.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? (trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz). Rio de Janeiro: Editora 34. 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil-Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1-5. RJ: Editora 34, 2008.

LIMA. A. M. L. Classe hospitalar: do território ao lugar em tempos e espaços educacionais. 2018. 254 p. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Pós-Graduação em educação e Saúde na Infância e na Adolescência. São Paulo, Guarulhos. 2018.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun./2001.

ZOURABICHVILLI, François. (2004). Vocabulário de Deleuze (A. Telles, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará. Disponível em: http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-vocabulario-francois-zourabichvili.pdf. Acesso em: 05 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Lima, A. M. L., & Lugli, R. S. G. (2020). Os tempos da ação docente na classe hospital. Educação, 45(1), e18/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644440241

Edição

Seção

Dossiê – Desafios no âmbito escolar hospitalar e/ou domiciliar: fundamentos e perspectivas