<b> Alcances e fragilidades: os temas de vida e morte nos livros didáticos </b>

Autores

  • Giane Carla Kopper Müller

Palavras-chave:

Life, Death, Textbooks.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as formas como os temas vida e morte são abordados na educação. Inicialmente, procedeu-se a esta análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular de Santa Catarina e posteriormente, a pesquisa foi realizada nos livros didáticos adotados pela maior instituição da rede pública estadual da região do médio vale do Itajaí - SC, levando-se em conta os níveis fundamental e médio. Pode-se afirmar que tanto nos documentos oficiais, quanto nos livros didáticos os temas vida e morte estão presentes, mas se comparados entre si, prevalecem as ocorrências para o fenômeno da vida. Evita-se mencionar a morte de forma explícita e, em alguns casos, ela é ignorada ou escondida. Acredita-se que a educação como propulsora na aquisição do conhecimento possa promover a desmistificação da morte preparando os sujeitos, desde cedo, tanto para a vida quanto para a morte.

Palavras-chave: Vida. Morte. Livros Didáticos.

Downloads

Publicado

2011-09-28

Como Citar

Müller, G. C. K. (2011). <b> Alcances e fragilidades: os temas de vida e morte nos livros didáticos </b>. Educação, 30(1), 165–180. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3784

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua