<b> Em nome de uma formação científica: um estudo sobre a Escola Normal da Corte</b>
Palavras-chave:
Normal School, Formation of Professors, History of the Teaching Profession.Resumo
Análise do processo de formação inicial de professores pode ser desenvolvida de diferentes formas, no estudo de instituições, professores, métodos, manuais, alunos e também dos chamados saberes pedagógicos, isto é, daquilo que deve equipar este tipo de profissional, a fim de assegurar seu bom desempenho, fazendo com que irradie de modo mais eficaz uma base cultural a ser partilhada pelo conjunto da sociedade. De tal forma, o estudo dos saberes prescritos para serem ensinados na Escola Normal da Corte, em 1880, no momento de sua afirmação enquanto o modelo para a formação inicial de professores primários se constitui em um estudo que busca observar quais conhecimentos eram necessários a este ‘novo' professor, formado por meio do modelo escolarizado. Ao mesmo tempo, procura-se analisar o funcionamento dessa Escola nos seus anos iniciais, ocasião em que buscava se constituir como o lócus privilegiado de preparação dos professores que ocupariam as escolas de primeiras letras na Capital do Império.
Palavras-chave: Escola Normal. Formação de Professores. História da Profissão Docente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________