A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436592

Palavras-chave:

Inclusão, Professores, Emoções, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo apresenta os achados de duas pesquisas qualitativas realizadas junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujas temáticas abordam a inclusão escolar.  O primeiro estudo objetivou investigar o potencial de um grupo de apoio entre professores no atendimento à diversidade e à inclusão, utilizando a metodologia proposta por Nicolini (2013). O segundo estudo investigou as emoções docentes em relação à inclusão escolar, utilizando entrevistas estruturadas, semiestruturadas e a produção de fotografias pelas professoras. Ambas as pesquisas seguem os referenciais da Teoria Histórico-Cultural e enfatizam a emoção como promotora das práticas de ensino e de aprendizagem. As professoras participantes relataram emoções como alegria, satisfação, frustração, solidão e desamparo frente ao processo inclusivo, indicando a necessidade da criação de redes que apoiem professores e gestores e informem as famílias e a comunidade escolar sobre o real contexto legal, prático e simbólico da inclusão. As participantes sugerem ainda o fortalecimento interno das equipes para maior alcance do ato de incluir, apontando a formação docente como chave para o sucesso desse movimento. Os resultados indicam que, apesar das vivências emocionais contraditórias acerca da inclusão, as professoras têm se dedicado a superar barreiras práticas e emocionais para aprimorar sua ação e atender a diversidade presente nas salas de aula. Reforçam também a necessidade da formação de grupos de apoio que valorizem os aspectos cognitivos e emocionais de professores e alunos, buscando garantir a qualidade de trabalho e vida docente e a aprendizagem significativa de todos os estudantes.

Biografia do Autor

Ana Carolina Lopes Venâncio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutora e mestre em educação (UFPR). Pedagoga (UFPR).

Paula Maria Ferreira de Faria, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR) - bolsista PROEX-CAPES. Meste em Educação (UFPR). Psicóloga (UTP) e pedagoga (Centro Universitário Claretiano). 

Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutora e mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Professora sênior (UFPR) e professora titular (UTP).

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Venâncio, A. C. L., Faria, P. M. F. de, & Camargo, D. de. (2020). A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-cultural. Educação, 45(1), e60/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644436592