Memória, História e Ressentimentos na Instrução Pública Primária na Província do Paraná (Brasil, 1853-1889)

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade de Brasília
  • Etienne Baldez Louzada Barbosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433177

Palavras-chave:

Primary Instruction, History, Resentment

Resumo

Dialogando com o campo de pesquisa historiográfica acerca do Ressentimento na História, este trabalho de história da educação encaminha o olhar para a instrução pública primária na Província do Paraná, na região sul do Brasil, na segunda metade do século XIX, mais especificamente, entre os anos de 1853-1889. O objetivo do artigo é a identificação de alguns dos ressentimentos que perpassavam as relações dos envolvidos com a instrução pública primária na província do Paraná – presidentes de província, professores, alunos, inspetores – e o lugar que este sentimento ocupava na vida e na ação educacional desses sujeitos. As fontes interrogadas são, principalmente, correspondências e ofícios trocados entre os partícipes do ensino paranaense e o registro memorialístico de Albino José da Silva sobre a escola primária em que estudou. Inicialmente, identifica-se a presença do ressentimento decorrente das ações e limitações dos adultos responsáveis pela organização e implementação da instrução pública na província paranaense. Em seguida, efetua-se operação semelhante, mas a partir das experiências pessoais do memorialista Albino Silva. Além de identificar o ressentimento que a dureza de sua infância lhe despertou, procura-se, ainda, observar as reações que ele produziu a tal sentimento já na vida adulta.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

 

Etienne Baldez Louzada Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2016)

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Anjos, J. J. T. dos, & Barbosa, E. B. L. (2018). Memória, História e Ressentimentos na Instrução Pública Primária na Província do Paraná (Brasil, 1853-1889). Educação, 43(4), 791–806. https://doi.org/10.5902/1984644433177

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua