<b>A infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo das representações sociais de criança</b>

Autores

  • Viviane de Bona Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443107

Palavras-chave:

Child, Technologies, Social representations.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464443107

 

A pesquisa que deu origem a este trabalho buscou compreender o sentido atribuído à infância em um mundo habitado pelas tecnologias da informação, em especial as digitais. O presente artigo propõe a análise das representações sociais de criança compartilhadas por 200 professores da rede pública de ensino do Recife(PE) com o intuito de entender o significado social da palavra criança, veiculado e usado como sistema de referência que guia as pessoas nos seus relacionamentos com esse grupo de sujeitos. Para tanto, foram utilizados testes de associação livre como instrumentos de coleta de dados. Com o apoio do software Trideux e da Análise de Conteúdo, foram feitas as análises das associações. Os resultados da pesquisa apontam alguns aspectos que parecem se perpetuar em relação à definição do ser criança, tais como: brincar, ir para a escola e possuir bons sentimentos. Em relação à tecnologia, evidenciam-se a dimensão lúdica e formativa desses recursos.

Palavras-chave: criança; tecnologias; representações sociais.

Biografia do Autor

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Doutoranda em Educação pela Universidade federal de Pernambuco - UFPE

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Professora das Pós-graduação em Educação e Educação Matemática e Tecnológica da UFPE
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes-Paris V- Sorbonne

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Publicado

2012-08-16

Como Citar

Bona, V. de, & Maia, L. de S. L. (2012). <b>A infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo das representações sociais de criança</b>. Educação, 37(3), 523–539. https://doi.org/10.5902/198464443107

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua