<b>A Docência na Educação superior e as didáticas especiais: campos em construção</b>

Autores

  • Ilma Passos Alencastro Veiga Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442977

Palavras-chave:

High education, teaching, special didactics.

Resumo

O presente estudo visa discutir a docência na Educação Superior sob duas óticas.  A primeira apresenta uma perspectiva com produções diversas, relativas aos processos de mudanças legais e de reforma educacional, bem como o exame dessas interferências na constituição da docência na Educação Supe-rior, sob a ótica da racionalidade técnica . A segunda perspectiva refere-se à caracterização da docência e à constituição das didáticas específicas, abrangendo o estudo da aula e a problemática das disciplinas acadêmicas que supõem uma configuração conceitual e metodológica, com ênfase na natureza e especificidade do campo científico, nas orientações da didática geral, nas experiências acumuladas e suas relações com o contexto social. Discutir a docência na Educação Superior na contemporaneidade, com as transformações políticas e educacionais, implica repensar alguns fundamentos sob os quais ela se organiza. Trata-se de um campo que se está configurando a partir dos estudos e pesquisa sobre a docência e as aulas na Educação Superior.


Palavras-chave: Educação Superior, docência, didáticas especiais.

 

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Publicado

2011-10-26

Como Citar

Veiga, I. P. A. (2011). <b>A Docência na Educação superior e as didáticas especiais: campos em construção</b>. Educação, 36(3), 455–464. https://doi.org/10.5902/198464442977

Edição

Seção

Dossiê: Docência na Educação Superior