A tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano de escolas de educação em tempo integral

Rafael Marques Gonçalves, Graciele Fernandes Ferreira Mattos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464442732

No ano de 2006, iniciou-se o programa Escolas de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Concomitantemente ao programa, teve início o projeto de pesquisa e extensão “Tempos na escola”, numa parceria firmada entre a Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), a Secretaria de Educação da prefeitura de Juiz de Fora e as escolas de educação em tempo integral da rede municipal. No ano de 2010, as ações do grupo focalizaram a Avaliação do programa Escolas de Educação em Tempo Integral, cuja metodologia de pesquisa foi o trabalho com grupos focais constituídos pelos diversos segmentos integrantes da instituição escolar: alunos, professores, equipe administrativa (diretoras, vice-diretoras e coordenadoras pedagógicas), equipe de serviços gerais e mães de alunos. Neste texto,¹ priorizaremos a discussão acerca da tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano das escolas e educação em tempo integral, discutidas e problematizadas pelos grupos focais. Para dar tom ao debate, vamos nos valer da discussão que embasa nossos modos de pensar/viver/sentir o mundo, perante o momento atual de crises e tensões paradigmáticas, que, de certa forma, vão influenciar as múltiplas maneiras com as quais criamos cotidianamente os conhecimentos e, com isso, tecemos os currículos em redes nos/dos/com os cotidianos.

Palavras-chave: Currículo, pesquisa no/do/com o cotidiano, educação em tempo integral.


Palavras-chave


Curriculum; Search from the everyday; Education full time.

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DOI: https://doi.org/10.5902/198464442732

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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