<b>Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos animados e seriados televisivos sob olhares infantis</b>

Autores

  • Joice Araújo Esperança Univeridade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação. Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Cleuza Sobral Dias Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pelotas, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442366

Palavras-chave:

TV shows, Children, Gender representations.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.

Palavras-chave: Produções televisivas; Crianças; Representações de gênero.

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Como Citar

Esperança, J. A., & Dias, C. S. (2010). <b>Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos animados e seriados televisivos sob olhares infantis</b>. Educação, 35(3), 533–546. https://doi.org/10.5902/198464442366

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua