A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423022

Palavras-chave:

educação, deleuze, gallo

Resumo

Trata-se de uma investigação sobre o conceito deleuze-guattariano de literatura menor e suas implicâncias na esfera educacional brasileira elaborados na obra do filósofo brasileiro Silvio Gallo. Para Gallo, deslocar as características da literatura menor para o campo educacional significa uma reelaboração da própria atividade docente ao lançar na questão da prática diária do professor e com a própria instituição escolar uma atividade iminentemente política. De acordo com Gallo este é o alicerce da prática de uma educação menor que está em contraponto direto ao que poderia ser caracterizado como uma educação maior, cujo campo de constituição ocorreria nos tramites estatais, das políticas públicas da educação e dos ordenamentos e dispositivos curriculares. Espera-se nesse artigo rastrear as possibilidades e deslocamentos que tal conceito promove na prática educativa.

Biografia do Autor

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Critica Cultural e Pós-Critica da Universidade Estadual da Bahia na linha de pesquisa "Margens das Literatura" onde estuda a produção literária de Olívio Jekupé como uma literatura menor. É membro do grupo de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural na linha Literatura, subalternidade e micropolítica e Teorias contemporâneas: recepção, mapas e poiéticas (Diretório 5.0 CNPq). Graduou-se em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e possui Especialização em Filosofia Contemporânea pela UEFS (2010). Possui pós-graduação (modalidade atualização) em Educação Ambiental pela UFBA (2013) e em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Além de mestranda, é pós-graduada em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFBA). Cursou duas disciplinas como aluna especial do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS-2013) e do Mestrado em Educação (UEFS-2013) dedicando suas pesquisas ao estudo do pensamento deleuziano e sua implicância na educação e no estudo da literatura menor, concentrando-se nas textualidades indígenas. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando na área de História da Filosofia, sendo também professora efetiva da Secretária Estadual de Educação. Tem experiência na área de História, Educação Ambiental, Literatura comparada, História da Filosofia, Ensino de Filosofia, Teoria Critica, pós-Critica e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura menor, Subalternidade, Micropolítica, Literatura comparada, critica cultural e rizoma. Enquanto pesquisadora, interessa-se pela relação entre Memória, Literatura Indígena, literatura menor.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Rosa, F. M. S. C. da. (2016). A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor. Educação, 41(3), 685–696. https://doi.org/10.5902/1984644423022

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua