A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644423022Palavras-chave:
educação, deleuze, galloResumo
Trata-se de uma investigação sobre o conceito deleuze-guattariano de literatura menor e suas implicâncias na esfera educacional brasileira elaborados na obra do filósofo brasileiro Silvio Gallo. Para Gallo, deslocar as características da literatura menor para o campo educacional significa uma reelaboração da própria atividade docente ao lançar na questão da prática diária do professor e com a própria instituição escolar uma atividade iminentemente política. De acordo com Gallo este é o alicerce da prática de uma educação menor que está em contraponto direto ao que poderia ser caracterizado como uma educação maior, cujo campo de constituição ocorreria nos tramites estatais, das políticas públicas da educação e dos ordenamentos e dispositivos curriculares. Espera-se nesse artigo rastrear as possibilidades e deslocamentos que tal conceito promove na prática educativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________