Reflexividade e escrita

Enzo Colombo

Resumo


Neste artigo pretendo concentrar-me na noção de reflexividade aproximando o significado à experiência contemporânea. Ao contrário de reflexividade tradicional, equivalente à virtude e reflexividade moderna, equivalente à autorreflexão e diálogo interno, proponho a noção de ‘reflexividade construcionista’ para evidenciar o processo recursivo de inclusão dos produtos sociais na facticidade da realidade. Na segunda parte do artigo, coloco em questão o conceito de ‘reflexividade construcionista’ como um instrumento para a descrição da realidade social, com especial referência para a escrita sociológica. Finalmente, sugiro três dimensões principais para desenvolver uma forma de escrita reflexiva construcionista: escuta, crítica e responsabilidade.

Palavras-chave


Reflexividade; Escrita; Construção social da realidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984644420690

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar