<b>Educação do campo e escola itinerante do MST: articulações do projeto político-pedagógico com o contexto sócio-educacional </b>

Autores

  • Ane Carine Meurer

Palavras-chave:

Political-Pedagogic Project, Education of the Field, Education and Social Movements.

Resumo

A escola itinerante articula-se com a educação do campo uma vez que os integrantes do MST lutam pela terra, para nela produzirem suas vidas e de suas famílias. Esta experiência pedagógica promove a inclusão social desta população, através de uma educação diferenciada, inserida no contexto da educação popular. Compreender criticamente o processo educativo que relaciona a universidade, os movimentos sociais e a educação popular é o objetivo deste artigo, resultado do envolvimento com a prática da Escola Itinerante do MST, estabelecido desde 1997 e que continua ainda em desenvolvimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como procedimentos metodológicos as observações participantes em vivências junto a acampamentos de trabalhadores rurais; entrevistas com educadores, educandos e demais acampados presentes no cotidiano da escola; oficinas e atividades pedagógicas; seminários temáticos e análise documental. Espera-se contribuir para que a universidade configure-se como espaço-tempo de discussão sobre a educação do campo vinculada à educação popular, formando professores comprometidos com a realidade social e educacional brasileira.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Educação do Campo. Educação e Movimentos Sociais.

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Como Citar

Meurer, A. C. (2008). <b>Educação do campo e escola itinerante do MST: articulações do projeto político-pedagógico com o contexto sócio-educacional </b>. Educação, 33(1), 45–56. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/18

Edição

Seção

Dossiê: Educação no Campo