<b>Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência</b>

Autores

  • Claudia Barcelos de Moura Abreu Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Claudia Lemos Vóvio Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464441374

Palavras-chave:

Youth and adult education, Schooling, Curriculum organization.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos desafios na organização de currículos da escolarização de pessoas jovens e adultas, de modo a se cumprir as metas educacionais postuladas para essa modalidade de ensino e efetivar o direito à educação para todos os cidadãos. Interessa investigar, por meio de análise documental, como um conjunto de princípios norteadores que emergiram do campo da educação popular e que indicam um certo acúmulo de conhecimentos para a produção de currículos na área pode ser observado, tomando como referência empírica as bases de um currículo voltado à educação de jovens e adultos (EJA). Igualmente, pretende-se verificar como se apresentam, no documento, as relações entre conhecimentos do cotidiano e os conhecimentos científicos. Os resultados obtidos por esta análise mostram que há uma apropriação das principais categorias do campo da EJA para pensar o novo currículo, mas é possível perceber que a relação entre conhecimentos cotidianos e científicos precisa ainda ser trabalhada de forma mais rigorosa, considerando a função social da escola.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Escolarização. Organização curricular.

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Como Citar

Abreu, C. B. de M., & Vóvio, C. L. (2010). <b>Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência</b>. Educação, 1(1), 183–196. https://doi.org/10.5902/198464441374

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua