Formas de violência referidas no cotidiano escolar na percepção dos professores de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976927605Palavras-chave:
Violência, Educação, Docentes, Pesquisa qualitativaResumo
http://dx.doi.org/10.5902/217976927605
Objetivo: compreender as formas de violência referidas no cotidiano escolar sob a óptica dos professores. Método: trata-se de estudo qualitativo, com entrevista semiestruturada realizada em setembro de 2010 a outubro de 2011, junto a nove professores da escola pública de um município da região centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: as falas dos professores resultaram nas categorias: o convívio cotidiano com a violência psicológica, o significado da violência física e a violência contra o patrimônio como forma de protesto e reafirmação enquanto sujeito. Considerações Finais: este estudo mostra que o ambiente escolar é acometido por muitos problemas, dentre eles, diversas modalidades de violência. Nesse ínterim, torna-se imperativo realizar intervenções de cunho preventivo a partir de ações criativas e inclusivas com participação e apoio da comunidade escolar, dos pais e sociedade, com ênfase na atuação dos profissionais e serviços de promoção da saúde.
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