Formas de violência referidas no cotidiano escolar na percepção dos professores de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927605

Palavras-chave:

Violência, Educação, Docentes, Pesquisa qualitativa

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976927605

Objetivo: compreender as formas de violência referidas no cotidiano escolar sob a óptica dos professores. Método: trata-se de estudo qualitativo, com entrevista semiestruturada realizada em setembro de 2010 a outubro de 2011, junto a nove professores da escola pública de um município da região centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: as falas dos professores resultaram nas categorias: o convívio cotidiano com a violência psicológica, o significado da violência física e a violência contra o patrimônio como forma de protesto e reafirmação enquanto sujeito. Considerações Finais: este estudo mostra que o ambiente escolar é acometido por muitos problemas, dentre eles, diversas modalidades de violência. Nesse ínterim, torna-se imperativo realizar intervenções de cunho preventivo a partir de ações criativas e inclusivas com participação e apoio da comunidade escolar, dos pais e sociedade, com ênfase na atuação dos profissionais e serviços de promoção da saúde.

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Publicado

2013-05-10

Como Citar

Costa, M. A., Rodrigues, R. N., Netto, L., Santos, J. dos, & Tatagiba, G. A. (2013). Formas de violência referidas no cotidiano escolar na percepção dos professores de uma escola pública. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(1), 44–52. https://doi.org/10.5902/217976927605

Edição

Seção

Artigos Originais

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