Contenção da violência escolar sob a ótica dos funcionários de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928100

Palavras-chave:

Enfermagem, Violência, Saúde escolar, Recursos humanos

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976928100

Objetivo: conhecer as estratégias de contenção da violência escolar na visão de funcionários de uma escola estadual do município de Divinópolis-MG. Método: trata-se de estudo descritivo, qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevistas e posteriormente transcritos, avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: a partir de discursos repetidos duas categorias foram organizadas: O papel da escola e O papel da família. Corroborada a situação multiproblemática, os entrevistados não dispuseram de medidas que os articulem na capacitação requerida aos professores. Conclusão: constata-se que os entrevistados possuem conhecimento de um número maior de situações de conflito entre professor-aluno, o que faz desses depoimentos condizentes com a real necessidade daquele ambiente. Ressalta-se ainda, a premência de integrar ações com estratégias que envolvam os funcionários na formação e capacitação requerida aos professores.

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Publicado

2013-10-07

Como Citar

Netto, L., Rodrigues, R. N., Costa, M. A., Santos, J., & Tatagiba, G. (2013). Contenção da violência escolar sob a ótica dos funcionários de uma escola pública. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 266–275. https://doi.org/10.5902/217976928100

Edição

Seção

Artigos Originais

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