Contenção da violência escolar sob a ótica dos funcionários de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976928100Palavras-chave:
Enfermagem, Violência, Saúde escolar, Recursos humanosResumo
http://dx.doi.org/10.5902/217976928100
Objetivo: conhecer as estratégias de contenção da violência escolar na visão de funcionários de uma escola estadual do município de Divinópolis-MG. Método: trata-se de estudo descritivo, qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevistas e posteriormente transcritos, avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: a partir de discursos repetidos duas categorias foram organizadas: O papel da escola e O papel da família. Corroborada a situação multiproblemática, os entrevistados não dispuseram de medidas que os articulem na capacitação requerida aos professores. Conclusão: constata-se que os entrevistados possuem conhecimento de um número maior de situações de conflito entre professor-aluno, o que faz desses depoimentos condizentes com a real necessidade daquele ambiente. Ressalta-se ainda, a premência de integrar ações com estratégias que envolvam os funcionários na formação e capacitação requerida aos professores.
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