Sofrimento psíquico dos universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769244220

Palabras clave:

Enfermagem, Saúde mental, Estudantes, Estudantes de enfermagem, Universidades

Resumen

Objetivo: analisar o sofrimento psíquico entre universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica. Método: pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 20 universitários do último semestre de enfermagem, de uma universidade pública no Nordeste, Brasil. Os dados foram produzidos por perguntas abertas, entre março de 2016 a fevereiro de 2017, e avaliados pela análise de conteúdo. Resultados: os motivos de sofrimento psíquico foram as dificuldades de adaptação dos universitários no início do curso, conflitos durante a formação e expectativas quanto ao término da graduação. Diante disso, as consequências identificadas foram dificuldades alimentares, estresse e sintomas de depressão. Os modos de viver dos universitários são influenciados pelas vivências acadêmicas, inclusive os hábitos alimentares, excesso de trabalho e falta de lazer. Eles podem ser precursores de problemas graves de saúde, como ideação suicida. Conclusão: sugere-se ampliar estratégias de prevenção e manejo clínico na universidade articulado aos serviços de saúde mental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deivson Wendell da Costa Lima, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FAEN/UERN

Enfermeiro. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Jaciara Sampaio Gonçalves, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FAEN/UERN

Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. 

Lívia Dayane Sousa Azevedo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP

Nutricionista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Alcivan Nunes Vieira, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FAEN/UERN

Enfermeiro. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Rosane Pilot Pessa, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo.

Nutricionista. Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto e Pós-Doutorado em Antropologia pela The University of Alabama-USA. Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

Margarita Antonia Villar Luis, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Enfermeira. PhD, Professora Titular, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Citas

Andrade AS, Tiraboschi GA, Antunes NA, Viana PVBA, Zanoto PA, Curilla RT. Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de estudantes de Psicologia. Psicol Ciênc Prof. 2016;36(4):831-46. doi: 10.1590/1982-3703004142015

Graner KM, Cerqueira ATAR. Integrative review: psychological distress among university students and correlated factors. Ciênc Saúde Colet. 2019;24(4):1327-46. doi: 10.1590/1413-81232018244.09692017

Braga CP. Perspective of deinstitutionalization: reading keys to understand a national mental health policy aligned with the psychiatric reform. Saúde Soc. 2019;28(4):198-213. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019190125

Brown JSL. Student mental health: some answers and more questions. J Ment Health. 2018;27(3):193-6. doi: https://doi.org/10.1080/09638237.2018.1470319

Ariño DO, Bardagi MP. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Psicol Pesq. 2018;12(3):44-52. doi: https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). V pesquisa nacional de perfil socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018 [Internet]. Brasília (DF): FONAPRACE; 2019 [acesso em 2019 nov 23]. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf

Silva PLBC, Silva BFF, Chagas KKACR, Tortola MBA, Caldeira RLR. Common mental disorders between nursing students and related factors. Rev Enferm Cent Oeste Min. 2019;9:e3191. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3191

Carleto CT, Moura RCD, Santos VS, Pedrosa LAK. Adaptation to university and common mental disorders in nursing undergraduate student. Rev Eletrônica Enferm. 2018;20:v20a01. doi: https://doi.org/10.5216/ree.v20.43888

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Cachoeira DVAC, Santos SCC2, Meneganti APS, Negreiros NF, Cardoso L, Preto VA. Relação do perfil sociodemográfico com o risco de adoecimento por transtornos mentais comum em alunos do curso de enfermagem. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2016 [cited from 2019 Nov 23];10(12):4501-8. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11516

Sahão FT, Kienen N. Comportamentos adaptativos de estudantes universitários diante das dificuldades de ajustamento à universidade. Quad Psicol. 2020;22(1):e1612. doi: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1612

Winters JRF, Prado ML, Waterkemper R, Kempfer SS. Dialogical and participative training in nursing education: contribution to the development of critical and reflective and creative thinking of students. REME Rev Min Enferm. 2017;21:e-1067. doi: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170077

Bublitz S, Guido LA, Lopes LFD, Freitas EO. Association between nursing students’ academic and sociodemographic characteristics and stress. Texto Contexto Enferm. 2016;25(4):e2440015. doi: 10.1590/0104-07072016002440015

Carlesso JPP. The challenges of academic life and the psychic suffering of college students. Res Soc Dev. 2020;9(2):e82922092. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2092

Rocha EN, Mantovani MF, Silva ATM, Hereibi MJ, Viante WJM, Kwiatkoski DR. Nursing students’ perception of clinical competences. REME Rev Min Enferm. 2019;23:e-1179. doi: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027

Almeida CAPL, Silva LQ, Rocha FCV, Batista MRFF, Sales MCV. Factors associated with the onset of stress in a sample of university nursing students. SMAD Rev Eletrônica Saúde Mental Alcool Drog. 2018;13(4):176-88. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p176-188

Oliveira JSA, Pires DEP, Alvarez AM, Sena RR, Medeiros SM, Andrade SR. Trends in the job market of nurses in the view of managers. Rev Bras Enferm. 2018;71(1):160-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0103

Loureiro MP. Nutritional status and dietary habits of college students. Rev Segur Aliment Nutr. 2016;23(2):955-72. doi: 10.20396/san.v23i2.8647612

Fernandes DPS, Conceição LL, Souza ECG, Ribeiro AQ, Duarte MSL. Food consumption in students of the health area of a Brazilian public university. Food Public Health. 2016;6(2):38-43. doi: 10.5923/j.fph.20160602.02

Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Stress in nursing students: study on sociodemographic and academic vulnerabilities. Acta Paul Enferm. 2017;30(2):190-6. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029

Kestenberg CCF, Rosa BMS, Silva AV, Fabri JMG, Regazzi ICR. Stress in undergraduate nursing students. Rev Enferm UERJ. 2017;25:e26716. doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26716

Gadassi R, Waser A, Gati I. Gender differences in the association of depression with career indecisiveness, career-decision status, and career-preference crystallization. J Couns Psychol. 2015;62(4):632-41. doi: https://doi.org/10.1037/cou0000113

Facioli AM, Barros AF, Melo MC, Ogliari ICM, Custódio RJM. Depression among nursing students and its association with academic life. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20180173. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0173

Paula W, Breguez GS, Machado EL, Meireles AL. Prevalence of anxiety, depression, and suicidal ideation symptoms among university students: a systematic review. Braz J Health Rev. 2020;3(4):8739-56. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-119

Santos HGB, Marcon SR, Espinosa MM, Baptista MN, Paulo PMC. Factors associated with suicidal ideation among university students. Rev Latinoam Enferm. 2017;25:e2878. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1592.2878

Veloso LUP, Lima CLS, Sales JCS, Monteiro CFS, Gonçalves AMS, Silva Júnior FJG. Suicidal ideation among health field undergraduates: prevalence and associated factors. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180144. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180144

Publicado

2021-03-11

Cómo citar

Lima, D. W. da C., Gonçalves, J. S., Azevedo, L. D. S., Vieira, A. N., Pessa, R. P., & Luis, M. A. V. (2021). Sofrimento psíquico dos universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e23. https://doi.org/10.5902/2179769244220

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.